Financiamento de imóvel cresce 33% – Inkoa

Financiamento de imóvel cresce 33%

O volume de recursos destinados pelo sistema financeiro para financiamentos imobiliários e construção de imóveis atingiu 33,7 bilhões reais no primeiro semestre deste ano, considerado o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que usa os recursos depositados em poupança como fonte de crédito.

O volume representa um aumento de 33,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram desembolsados 25,3 bilhões de reais em crédito imobiliário pelo SBPE. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) nesta quinta-feira.

Para entidade, o resultado consolida um cenário de retomada robusta para um dos setores que mais sofreram durante os anos de recessão no país e que ainda está bem abaixo do pico que atingiu no passado.

“Temos um cenário inédito de taxa de juros e inflação baixas, que é essencial para financiamentos de longuíssimo prazo como o imobiliário, e estamos falando de números fortes de crescimento, na faixa de 30%, 40%”, disse o presidente da Abecip, Gilberto Duarte Filho. “É uma retomada consolidada.”

Os números positivos do primeiro semestre levaram a associação a revisar para cima suas projeções para o crescimento dos financiamentos imobiliário em 2019, de 7% para 13%, considerados os recursos a serem desembolsados tanto pela poupança (o SBPE) quanto pelo FGTS.


Empreendimentos

Tetrys Pompeia

Inkoa Vila Olímpia